0

O skate é um dos itens mais conhecidos e divertidos do mundo. Apesar de ter o seu público mais específico, andar de skate é uma atividade que agrada pessoas de todos os tipos, idades e preferências.

Mas, você sabe como ele surgiu?

A história mais conhecida e aceita sobre a criação do skate vem dos Estados Unidos – mais especificamente, da Califórnia. No início dos anos 60, os surfistas da região estavam frustrados com o fato de que nas estações de seca, a maré ficava muito baixa e as ondas impossíveis de surfar. Para solucionar esse problema e trazer de volta um pouco da adrenalina do surfe, alguns desses surfistas juntaram tábuas de madeira ou pedaços de pranchas com as rodinhas de patins quebrados, e criaram o que era chamado de sidewalk surf (“surfe de calçada”, em tradução livre).

A nova atividade caiu nas graças dos jovens e lá por 1965, ela já tinha uma identidade completamente própria, com as primeiras modalidades e manobras, e os primeiros campeonatos locais começaram a ser realizados. Ainda assim, nesse início ainda não existiam lugares específicos para a prática do esporte, então os skatistas usavam piscinas vazias (por causa das secas da estação) e obstáculos improvisados para desenvolver suas técnicas.

Por ser uma atividade extremamente divertida e dinâmica, a popularidade do skate só cresceu desde então. Mas a verdadeira explosão em todo o mundo veio nos anos 90, com Tony Hawk. Considerado o maior skatista de todos os tempos (até então), ele provocou uma revolução na criatividade e risco das manobras, e elevou os parâmetros da prática para níveis inéditos. O jogo para videogame que leva o seu nome, Tony Hawk’s Pro Skater, é um dos jogos mais populares no mundo até hoje, apesar de sua primeira versão ter sido lançada em 1999.

Nos anos 2000, o skatista brasileiro-americano Bob Burnquist começou sua carreira no esporte, e logo também trouxe suas próprias revoluções para a prática e alavancou a popularidade do skate no nosso país. Até então, Bob é o maior medalhista da história do X Games, com um impressionante total de 30 medalhas.

O Dia do Skate é comemorado em 21 de junho, e nós do Bullguer vamos homenagear a data de uma maneira especial. Por causa das medidas de isolamento social ativas no momento, andar de skate nas ruas e com os amigos não é recomendado, mas isso não significa que ele deva ser esquecido. Por isso, queremos saber como você curte o seu skate em casa!

Confira as regras no nosso instagram, poste a sua foto com a hashtag #SuaCasaSuaPista e concorra a um skate exclusivo Bullguer, autografado pelo Murilo Peres, e um kit Red Bull do documentário Sonhos Concretos.

Andar de skate é um ótimo exercício, e como todo bom exercício, dá muita fome! E nada melhor que um Bullguer numa hora dessas, né? Então peça já o seu smashburguer predileto pelo delivery ou para retirada em uma de nossas unidades.