0

Por ter surgido através de um processo de evolução e mistura musical, não é exatamente possível determinar qual foi o primeiro disco oficial de rock, mas alguns especialistas apontam “Strange Things Happening Everyday” de Sister Rosetta Tharpe, lançado em 1944, e “Rock Awhile”, de Goree Carter, lançado em 1949, como os primeiros possíveis candidatos para o título. É como diz uma frase do filme Rock, Rock, Rock, de 1956: “Rock and roll é um rio musical que tem absorvido muitos riachos: rhythm and blues, jazz, ragtime, canções de cowboy, country e folk“.

Considerado um dos ritmos mais populares do mundo, o rock n’roll – ou apenas rock – surgiu no final de 1940, a partir de uma combinação de diversos ritmos, como o jazz, o country, o R&B e o folk. O principal instrumento no rock é a guitarra, mas itens como a bateria e o baixo também são considerados essenciais para uma boa música de rock.

Ao longo da década de 50, o ritmo começa a se estabelecer e dar os primeiros passos para se tornar o sucesso mundial que é hoje. Em 1956, Elvis Presley, considerado até hoje o “Rei do Rock”, ganha fama em nível mundial, e em 1960 é formada a banda The Beatles, considerada por muitos como a melhor banda de todos os tempos.

Nas décadas de 60 e 70, o rock ganhou popularidade mundial, e com isso, outras vertentes começam a surgir e ganhar destaque, misturando influências diversas, como o rock psicodélico, o heavy metal, o glam rock, o punk rock e o hard rock. Essa expansão de vertentes e sons foi marcada pelo surgimento e fama de bandas que são adoradas até hoje, como Rolling Stones, Kiss, Deep Purple, Led Zeppelin, The Who, Aerosmith, Queen, entre outros.

Nos anos 80 e 90, com uma popularidade cada vez maior e influências cada vez mais diversificadas, o rock passou a abranger ainda mais vertentes e gostos, e deu origem a gêneros como o grunge, o rock alternativo, e o indie rock.

O Dia do Rock é comemorado no dia 13 de julho, e a data surgiu a partir de uma declaração de Phil Collins durante um de seus shows no evento Live Aid, em 1985. Durante o concerto, ele declarou que “gostaria que hoje fosse celebrado o Dia do Rock”. A partir daí, as duas maiores rádios brasileiras dedicadas ao gênero, incluindo a 89FM, decidiram adotar a data.

Atualmente, o rock segue como um dos gêneros musicais mais populares do mundo, com variações e vertentes que agradam públicos de todos os tipos e idades.

E para comemorar o Dia do Rock, o Bullguer preparou uma promoção incrível: entre os dias 12/07/2020 e 17/07/2020, na compra de uma Heineken através do delivery Rappi, você leva outra de graça! Além disso, o Show do Tatola da Rádio 89 FM – A Rádio Rock preparou uma playlist muito legal, repleta de clássicos do gênero. Não vai perder né?